Saturday 20 June 2015

Anton Corbijn: Duas exposições em Haia



Anton Corbijn. Holandês (Strijen, 1955). Fotógrafo. Actualmente, director cinematográfico. Um nome que faz parte da minha vida desde a minha adolescência, por estar associado a duas bandas que marcaram a minha geração, U2 e Depeche Mode. Mas outros músicos e grupos consagrados foram fotografados por ele e/ou dirigidos em video: David Bowie, Miles Davis, Nick Cave, Nirvana, Peter Gabriel, Rolling Stones,...

A última vez que Anton Corbijn e eu "nos encontrámos" foi em A Most Wanted Man (2014), um dos últimos filmes protagonizado por Philip Seymour Hoffman, e gostei de vê-lo como realizador. Ontem, "cruzámo-nos" novamente, em Haia,  mais precisamente no Gemeente Museum (O Museu da Cidade) e no Museu de Fotografia (dois belos espaços unidos por um jardim), para celebrar os seus 60 anos de vida, completados a 20 de Maio último.

Foi um encontro emotivo, à medida que os olhos passeavam pelas fotografias...Umas fizeram-me rir (Rolling Stones), outras achei-as particularmente tocantes como a dos U2 com os respectvos pais, outras deliciaram-me pelo estilo (Nick Cave) ou pela ousadia (David Bowie), sendo que uma das minhas grandes favoritas é a do Miles Davis. Viajei no tempo, 20, 25, 30 anos...aos tempos do "Pride (In the Name of Love)" (U2), "Enjoy the Silence" and "Personal Jesus" (Depeche Mode), "One" (U2), etc, etc, etc....

Duas exposições absolutamente a não perder, sendo que a do Museu Municipal termina já amanhã (Domingo) e a do Museu de Fotografia vai até meados de Agosto. Geniet ervan! Enjoy!









2 comments:

Os olhares da Gracinha! said...

Não conhecia!
Obrigada pela partilha!
Boa semana!

Presépio no Canal said...

Obrigada, Graça! Igualmente para si! :-)