Monday 23 November 2015

45 na Frísia (I)


Todos os anos, costumo partilhar no blogue, como foi o meu dia de aniversário, ou seja, como costumo passá-lo agora, que estou longe da terra-mãe.
Desta vez, o destino foi aqui pertinho...
Este ano, fomos até Leuuwarden, na Frísia (Norte dos Países Baixos). Há muito que desejava lá ir, mas ainda não se tinha proporcionado.

Vamos, então "entrar", e conhecer um bocadinho desta cidade, uma das 12 capitais de província dos Países Baixos...



O nosso destino inicial era o Fries Museum - queríamos ver a exposição permanente sobre uma muito conhecida filha da terraMata Hari, a famosa espia, dançarina e cortesã da I Guerra Mundial, acusada de espionagem a favor dos Alemães e condenada à morte por fuzilamento em França.

Ficará para uma próxima, no entanto - já chegámos tarde, a meia-hora do fecho do museu. Devíamos ter saído de casa por volta da uma, mas a manhã lá fora, fria e chuvosa, pedia o quentinho dos lençóis e entre as compras no mercado e o almoço já tardio, fomos só com o intuito de desfrutar a cidade.

A entrada do Fries Museum 

O novo edifício, na Wilhelminaplein, foi inaugurado em Setembro de 2013. À entrada, tem um café muito acolhedor, onde apetece estar e uma loja, com peças típicas da Frísia e postais e livros sobre o acervo do museu.



A Frísia tem a sua própria língua, o Frísio, sendo este uma das duas línguas oficiais dos Países Baixos. Na fotografia abaixo, a porta da casa- de-banho das senhoras do Fries Museum.

"frouljiu" ( Frísio)
"vrouwen" (Neerlandês)




O Museu Nacional de Cerâmica

Um outro museu que nos ficou na mira, foi este, o Museu Nacional de Cerâmica (Keramiek Museum). Tem belíssimas peças Chinesas e de Art Nouveau ( e eu gosto muito de Arte Nouveau).




Este video é  da exposição "Sobre o Chá" ("Op de Thee") que esteve patente entre Setembro de 2014 e Julho de 2015. Um luxo de exposição! Uma pena não ter sabido antes...




Uma ponte, um canal e uma canção

A zona central da cidade, com o seu longo canal, fez-nos lembrar o Oudegracht (Canal Velho) em Utrecht.




Esta fotografia, na minha opinião, casa muito bem com a canção com que a MR me presenteou no Prosimetron. Gosto de vê-las juntas. Combinam bem.





Uma das músicas da minha vida. Na mouche, MR.  ;-)
Muito Obrigada!


(continua)



16 comments:

Agnes said...

Gostei de "conhecer" a Frísia, nunca lá fui e sempre tive curiosidade, obrigada por partilhares!

Presépio no Canal said...

Pensei em ti quando lá estava. Acho que ias gostar muito. Eu saí de lá a pensar que não me importava nada de viver ali. A livraria é um espectáculo, os restaurantes super-aconchegantes e as pessoas muito simpáticas (até me senti da terra - fomos tão bem acolhidos). E não estás longe. Quem sabe ainda nos conhecemos por lá. ;-)

Margarida Elias said...

Deve ter sido bem agradável. Aguardo os próximos capítulos. Beijinhos!

MR said...

Um belo dia de anos. :)
Essa exposição sobre o chá deve ter sido maravilhosa.
Boa semana!

Agnes said...

Que querida :) Quem sabe, mesmo! Quero aproveitar estes meses para viajar o mais que puder pela região e se for à Holanda eu prometo que digo qualquer coisa!

Presépio no Canal said...

Margarida,

Soube bem, apesar do frio.
Fiquei super curiosa pelos museus.
Gosto mesmo muito do interior da Holanda. É muito mágico, mais genuíno 9não é tão "aturistado")

Beijinhos! :-)

Presépio no Canal said...

MR,

Nem calcula a pena que tive de ter perdido esta exposição. Mas coincidiu exactamente com o período das minhas 4 viagens a Portugal...
Boa semana também para si! :-)

Presépio no Canal said...

Agnes,

Era bem giro. :-) Avisa, sim. Se não coincidir com nenhuma viagem minha a PT, num pulinho, estamos na Frísia. O meu email está no topo do blog.
Beijinhos!

Love Adventure Happiness said...

Muito giro... Pena o Ricardo rramente ter fins-de-semana de folga... Agora deve estar fresquinho ;)

João Menéres said...

Entre outras coisas que mostras, apreciei o logo do WC das senhoras. Muito claro a quem se destina.
E as músicas que nos proporcionas são as escolhas perfeitas.
Eu ontem, ainda preguicei mais do que tu !
Tinha.me deitado tarde no sábado e ontem tinha um magusto entre os descendentes do meu avô paterno.
Havia primos que já não via há imensos anos !
Vim muito cansado mas valeu bem a pena.

Um beijo muito amigo e fico a aguardar o resto que venhas a mostrar da FRIESLAND.

bea said...

Gosto dessa canção. Mais, se cantada apenas por Art Garfunkel nos seus bons tempos vocais. Mas o duo está muito bem para a idade e rima com a ponte sobre o canal. Foi por certo um aniversário agradável. Pena que as ladies da exposição sobre o chá falem qualquer coisa que poucos entendem. Que a visão de bules e chávenas compensa :).

Presépio no Canal said...

Vera,

Estava bem fresquinho, dizes bem. Gostava de ter tirado mais fotografias, mas não dava; os dedinhos gelavam.
Mas que vale a pena, vale. E as luzinhas de Natal junto ao canal... Muito giro.
:-)

Presépio no Canal said...

João,

Que encontro familiar tão bom!! Tiraste fotografias, claro..:-)
Mostras, depois?
Bjinhos!

Presépio no Canal said...

Bea,

Era essa a ideia - mostrar as imagens da exposição. Os bules são lindos e toda aquela variedade, para uma amante do chá como eu, fiquei "maluca". ;-)
O Neerlandês é uma língua tramada - no início, pensei muita vez que não ia conseguir aprender...

ana said...

A exposição sobre o chá teria sido um regalo para os meus olhos. O museu tem uma arquitectura interessante.
Beijinho.:))

Presépio no Canal said...

Ana,

O video desta exposição fez-me lembrar de ti, pois pensei logo que ias gostar.
Beijinhos! :-)